LIGA INGLESA – BARCLAYS PREMIER LEAGUE
Ao longo de 22 jornadas, a Premier League conheceu 3 líderes. O Chelsea iniciou bem a época, com bom futebol, muitos golos marcados e manteve-se na liderança até à 14ª jornada. Na jornada seguinte, Manchester United alcançou o topo da tabela para na 16ª jornada ser a vez do Arsenal. Na 17ª jornada, Manchester United retoma o 1º lugar onde se mantém até agora.
Nestas 22 jornadas destaca-se a invencibilidade do Manchester United com 12 vitórias, 8 empates e ainda com 2 jogos em atraso. Manchester City e Arsenal mantêm-se na luta no 2º e 3º lugar respectivamente. Em 4º lugar surge o Tottenham, que tem feito um campeonato regular como é seu estilo. No 5º lugar aparece o Chelsea, que depois de um início fulgurante com um score de 21-1 em golos nas primeiras 5 jornadas, começou a fraquejar, chegando ao final do ano em notória quebra. Por fim, o Liverpool surge na 12ª posição, resultado de uma época irregular e por vezes decepcionante.
Ao nível de estatísticas, destacamos Manchester United com o melhor ataque com 43 golos seguido de perto pelo Arsenal. Como melhor defesa surge o Manchester City com 16 golos sofridos, sendo seguido por Manchester United e Chelsea. Na lista de melhores marcadores surge Berbatov do Manchester United com 14 golos marcados, seguido por Carlos Tévez do Manchester City com 12 e Andy Carrol do Newcastle com 11.
Análise dos Principais Clubes e Candidatos ao Título
Chelsea FC
Campeão da temporada 2009/10 e com o total de 4 títulos na Premier League, conta com Carlo Ancelotti,Italiano de 51 anos, como treinador desde 2009 e as suas principais contratações foram Yossi Benayoun (AM) vindo do Liverpool e Ramires (MC) vindo do SL Benfica. De referir também as saídas no inicio da época: Joe Cole (RM) para o Liverpool, Michael Ballack (MC) para o Bayer 04 Leverkusen, Deco (AM) para o Fluminense e Ricardo Carvalho (CD) para o Real Madrid foram as de maior destaque.
Campeão por 3 vez nos últimos 6 anos, tem com um plantel de luxo, um presidente de muitos recursos e apaixonado pelo futebol (o russo Roman Abramovich) e a ambição de, além da revalidação do título, conquistar a Liga dos Campeões;
Manchester United
Vice-campeão na última época e com 18 títulos de campeão, 11 dos quais nos últimos 20 anos, é sem dúvida a equipa mais representativa do futebol inglês. Curiosamente um dos seus maiores destaques é o seu treinador, Sir Alex Fergunson, Escocês de 69 anos e que está no comando técnico á 24 anos! As principais contratações para a nova época foram Javier Hernández (CF), mais conhecido por Chicharito, vindo do Deportivo Guadalajara e Tiago Correia (CF) conhecido por Bebé, vindo do Vitória de Guimarães, sendo esta contratação um pouco polémica por ser um jogador desconhecido e sem aparições em campeonatos principais. Fruto do seu historial e plantel, o Manchester United partiu para esta temporada com grandes ambições, tanto a nível interno com europeu.
Arsenal FC
Campeão inglês por 13 vezes, o último dos quais em 2003/04, é um clube histórico deste campeonato e terceiro com mais títulos atrás de Manchester United e Liverpool. O seu treinador é Arsène Wenger, técnico Françês de 61 anos, desde 1996 e contratou no inicio da época Marouane Chamakh (CF) ao Bordeaux, Sébastian Squillaci (CD) ao Sevilla e Laurent Koscielny (CD) ao Lorient, vendo sair Philippe Senderos (CD) para o Fulham, William Gallas (CD) para o Tottenham, Michäel Silvestre (CD) para o Werder Bremen, Sol Campbell (CD) para o Newcastle e Eduardo (CF) para o Shakhtar Donetsk. Com a aposta num plantel jovem mas talentoso desde a chegada do experiente treinador, o Arsenal apresenta-se todos os anos como candidato ao título, baseado num futebol arrojado, ágil e irreverente, e apostando em jovens jogadores com grande talento.
Liverpool FC
Histórico clube inglês e mundial, divide o prestígio com Manchester United no número de títulos conquistados (18). Campeão inglês pela última vez em 1989/90, iniciou a época com a entrada de Roy Hodgson, Inglês de 63 anos, para o cargo de treinador, deixado vago pela saída de Rafa Benítez para o Internazionale Milano. Um inicio de época menos bom e 6 meses de trabalho foram suficientes para ser substituído por Kenneth Dalglish, Escocês de 59 anos, técnico que regressa ao clube depois de ter conquistado o último título nacional do clube em 1989/90. Nas transferências, destaque para a entrada de Raúl Meireles (MC) vindo do FC Porto, Joe Cole (RM) do Chelsea e Christian Poulsen (DM) da Juventus, e para as saídas de Yossi Benayoun (AM) para o Chelsea, Albert Riera (LM) para o Olympiakos e de Javier Mascherano (DM) para o Barcelona. Crónico candidato ao título, o Liverpool tenta recuperar o tempo perdido e voltar à ribalta do futebol inglês, europeu e mundial.
Manchester City
Este candidato ao título é, de entre todos, o menos conceituado a nível histórico. Tem como técnico Roberto Mancini, Italiano de 46 anos desde 2009 e surge na corrida ao título pelo forte investimento no plantel. No inicio da temporada gastou nada mais nada menos que 123 milhões de euros, em jogadores como Yaya Touré (MC) vindo do Barcelona, Mario Balotelli (CF) do Inter, David Silva (AM) do Valencia, Aleksandar Koralov (LD) da Lazio, James Milner (RM) do Aston Villa e Jerôme Boateng (DD) do Hamburger. Viu também sair Valeri Bojinov (CF) para o Parma e Robinho (CF) para o AC Milan. Com 2 títulos conquistados, o último dos quais na longínqua época de 1963/64, tem construído desde 2008 uma equipa de luxo, com grande contratações e um investimento fortíssimo, sendo nesta altura o clube mais rico do mundo. Mas será que será suficiente para alcançar a glória?
Tottenham Hotspur
Tendo 2 títulos de campeão, o último dos quais conquistado á 49 anos em 1960/61, tem como treinador Harry Redknapp, Inglês de 63 anos desde 2008. Além de um plantel de grande qualidade e com grande apoio da massa associativa, o Tottenham surge como outsider devido à regularidade que apresenta na competição. As suas principais contratações foram William Gallas (CD) do Chelsea, Rafael van der Vaart (AM) do Real Madrid e Sandro (DM) do Internacional (BRA). Presença habitual nos lugares de acesso às competições europeias, tenta dar o próximo passo no seu crescimento.
Assinado: njfesteves
3 comentários:
coitado do Liverpool....decepcionante.
11 de janeiro de 2011 às 15:35este Liverpool anda de mal a pior... ou alguma coisa começa a mudar rapidamente ou só daqui a 10anos voltam a ser o que eram...
11 de janeiro de 2011 às 16:27e essa mudança tem de ser drástica.....
14 de janeiro de 2011 às 06:48Enviar um comentário