domingo, 5 de dezembro de 2010

As origens do futebol

     Na china antiga, por volta de 3000 a.C., os militares chineses inventaram um jogo para preparar os militares tanto fisicamente como psicologicamente, a vertente psicológica era o facto da bola ser a cabeça dos inimigos!!

     Os gregos criaram um jogo por volta do séc I a.C. chamado Episkiros, os militares usavam uma bola feita de bexiga de boi (devidamente esvaziada do seu conteúdo xD )
   Quando os romanos conquistaram a Grécia,  a prática do episkiros difundiu-se pelo Império Romano ganhando uma nova vertente, o soule ou choule, com a particularidade de não haver número fixo de jogadores dado que o jogo era disputado entre aldeias, vilas ou cidades vizinhas, o jogo podia durar mais dum dia visto o objectivo do jogo ser levar a bola até um local escolhido por entre vales, terras etc, regras não havia e por esse motivo o jogo ganhava proporções duma batalha campal (pior que no 11x11!!)

     O soule chega às ilhas britânicas na Idade média, mas já existia uma modalidede parecida muito popular, o Hurling Over Country , 2 equipas de 27 participantes enfrentavam-se, o jogo ganhou grande popularidade devido à violência permitida, chegando a haver mortes... tal facto obrigou o Rei a proibir a pratica do jogo, porém, os nobres mudaram as regras, proibindo a violência e adicionando 12 juízes ao jogo.
     Na mesma altura surge o Cálcio, também disputado por 2 equipas de 17 jogadores, a finalidade do jogo consistia fazer com que a bola ultrapassasse a linha final sem a bola se elevar acima da altura normal dum homem.

     E estes são os principais primórdios do nosso futebol, para a semana falarei sobre o início do futebol moderno, não percam!

Torag

2 comentários:

Unknown disse...

Jogar com cabeças... um pouco sordido kkk

6 de dezembro de 2010 às 15:38
dirceu carlos disse...

Imagine se nao existisse o futebol ?!?!?!

6 de dezembro de 2010 às 15:52

Enviar um comentário